Segundo a Associação Mexicana de Blindadores Automotivos (AMBA), com a complicada situação econômica provocada pelo pandemia Covid-19 no México que tem derrubado a demanda por veículos blindados, estima-se que até o final de 2021 o mercado tenha reduzido entre 7% e 10% em relação ao ano de 2020.
Em uma entrevista local, o presidente da Associação Mexicana de Blindadores Automotivos (AMBA), Esteban Hernández, informou que no ano passado, 2020, foram blindados cerca de 3.100 veículos contra 3.500 em 2019. Esteban Hernández ainda mencionou que no período entre janeiro a abril deste ano, foram blindados apenas 416 veículos .
O México hoje representa o 2º maior mercado de veículos blindados para uso civil no mundo, ficando atrás apenas do Brasil.
Ainda segundo o presidente da AMBA, os principais consumidores de veículos blindados no país, são empresários, empresas e famílias com capacidade econômica, que juntos representam aproximadamente 70% do mercado. Os 30% restantes, são consumidos por políticos e funcionários dos governos estaduais e federal.
No entanto, com o efeito da pandemia, os políticos não têm orçamentos para a próxima disputa eleitoral e consequentemente não conseguem adquirir um carro blindado, apesar do alto número de assassinatos ocorridos entre os políticos do país, acrescenta Hernández.
Preço da Blindagem
O presidente da Associação também informou que o mercado de blindagem de veículos no México equivale a 140 milhões de pesos em média anualmente, com tipos de proteções que variam de 500.000 Pesos a 2 ou 3 milhões de Pesos.
Com a estimativa de redução em 2021, o mercado deve atingir cerca de 115 milhões de Pesos ao término do ano.
No México o nível de blindagem mais solicitado é o nível III, que representa cerca de 71% do total de veículos blindados anualmente. A blindagem nível III resiste inclusive à alguns fuzis.
Como a blindagem nível III utiliza apenas aço em sua construção, não é qualquer veículo que suporta a sua aplicação. Veículos com carrocerias e motores mais robustos são os mais blindados.
O modelo Grand Cherokee da Jeep é o mais blindado, seguido por modelos tipo Vans da GMC, Cadillac e Chevrolet.
Além das blindadoras, também algumas montadoras produziam carros blindados no país, é o caso da Mercedes-Benz, que deixou de operar em 2020 sua fábrica em Puebla, onde produzia e exportava o modelo Classe E blindado para todo o mundo.
O mesmo destino ocorreu com a fábrica da Audi, também localizada em Puebla, que produzia modelo Q5 blindado, mas que também deixou de produzi-lo devido à queda na demanda.
A única montadora que mantém a produção de blindados ativa, é a BMW no Estado do México, com o modelo BMW X5 que é exportado para todo o mundo.