Primeiramente, antes de pisarmos fundo no acelerador dessa matéria, vamos entender o básico e esclarecer a diferença entre um veículo elétrico e um a combustão.
A principal diferença está na fonte de energia. Um carro elétrico opera exclusivamente com bateria, enquanto veículos não elétricos possuem um sistema que combina uma ou duas fontes de energia (geralmente bateria e motor a combustão) no caso dos híbridos.
Mas e os pneus dos carros elétricos? Por que eles também são diferentes?
Embora os carros elétricos tenham 60% menos peças que os veículos a combustão, eles têm mais peso devido à bateria. Além disso, os pneus dos elétricos precisam lidar com altas potências e torque, já que esses veículos possuem torque instantâneo. Isso exige pneus com maior aderência, melhor absorção de impactos e baixa resistência ao rolamento, o que ajuda a aumentar a autonomia.
Os pneus, além de garantir o contato com o solo, afetam fatores como conforto ao dirigir, desempenho, segurança na frenagem e até a autonomia do carro. Por essa razão, eles devem ter um projeto diferenciado e ser escolhido de forma específica para cada tipo de veículo, utilizando materiais diferentes para elétricos e a combustão.
A princípio, os pneus para veículos elétricos e a combustão possuem a mesma estrutura básica, porém, diversas modificações são feitas para atender cada projeto.
O que diz a lei sobre a escolha dos pneus?
Atualmente, não há leis que obriguem o uso de pneus específicos para veículos elétricos. No entanto, optar por pneus inadequados pode limitar o desempenho do seu carro elétrico. Pneus mais silenciosos, com laterais reforçadas, garantem melhor performance e maior aderência à estrada.
Ao escolher pneus para um veículo elétrico, é importante levar em conta diversos fatores. A seleção correta pode prolongar a vida útil da bateria e oferecer mais segurança em viagens longas. Esses pneus são projetados para consumir menos energia, graças à sua baixa resistência ao rolamento.
Se os pneus dos carros elétricos exigem mais, como prolongar sua vida útil?
De acordo com a Michelin, há duas maneiras de cuidar dos pneus de veículos elétricos e otimizar sua vida útil: uma é através da manutenção e a outra o estilo de condução.
A manutenção envolve verificar regularmente a pressão, o alinhamento e o nível de desgaste. Nos carros elétricos, o desgaste costuma ocorrer nas extremidades internas dos pneus, por isso é importante monitorar com frequência. Além disso, a pressão dos pneus precisa do ajuste correto conforme a carga.