Um dos grandes temores de quem adquire um veículo blindado, é a ocorrência da chamada delaminação de vidros.
A delaminação de um vidro nada mais é que um fenômeno resultante do descolamento de uma das camadas que compõe um vidro blindado.
Todo vidro blindado é formado por uma espécie de sanduíche de polímeros e vidros. A formulação mais tradicional de mercado para um vidro blindado é composta por lâminas de vidro intercaladas por alguns tipos de polímeros que fazem o papel de junção entre as lâminas de vidro.
Normalmente o polímero utilizado entre as lâminas de vidro é o PVB (polivinil butiral), o mesmo utilizado em parabrisas originais que também são laminados e compostos por 2 lâminas de vidro. O PVB possui características especiais como: forte adesão, boa transparência óptica e boa flexibilidade.
Já a última camada do vidro blindado (face interna do vidro blindado voltada ao interior do veículo), é composta na verdade um polímero, o Policarbonato.
Para a adesão do Policarbonato à última lâmina de vidro, faz-se necessário o emprego de um outro polímero especial, o PU – Poliuretano, que possui ótima adesão ao Policarbonato e à lâmina de vidro. Essa última camada de Policarbonato é bastante crítica, pois o polímero chega ao fabricante em formato plano e mesmo após todo o processo de fabricação do vidro blindado, que o faz ficar conformado ao formato do conjunto, o mesmo sempre conta com tensões geradas devido à tendência do mesmo retornar ao seu estado inicial, plano.
Por fim, após a montagem dessa salada de polímeros e vidros, o conjunto é submetido à pressão e temperatura elevadas através de um aparelho chamado Autoclave, onde ocorre a fusão entre ambos e é formado assim, o chamado popular vidro blindado.
De acordo com o perfil de uso do veículo blindado, tais como exposição intensa ao sol e frequente torção intensa de carroceria, podem ocorrer descolamentos entre camadas dos vidros, normalmente na camada do Policarbonato, que se apresentam com a aparência de grandes bolhas.
Além de afetar a aparência, a delaminação de um vidro blindado pode atrapalhar a dirigibilidade por causar distorções ópticas e ainda, reduzir a sua capacidade de proteção balística.
Atualmente, de acordo com as determinações do Exército Brasileiro através da PORTARIA Nº 94-COLOG, não é permitida a reparação ou recuperação de um vidro blindado, gerando altos custos ao proprietário do blindado devido à única solução permitida: a substituição do vidro blindado delaminado.
O mercado oferece algumas diferentes soluções para vidros blindados, no mesmo formato multilaminado, com polímeros de outras características que conferem muito maior durabilidade quanto à ocorrência de delaminação, mas que também apresentam menor grau de transparência, maior sensibilidade na face interna quanto à riscos e avarias. Estes modelos de vidros normalmente são comercializados com garantia de 10 anos contra a delaminação, enquanto os modelos tradicionais com Policarbonato são comercializados com garantia que varia de 3 a 5 anos contra delaminação.
Enfim, sempre cuide bem do seu veículo blindado, evitando a exposição ao sol e evitando fortes e frequentes torções de carroceria.
Mais uma dica do MUNDO DOS BLINDADOS!