Carros elétricos costumam apresentar um custo superior em comparação a um modelo similar com motor a combustão. Contudo, a demanda por esse tipo de automóvel tem registrado crescimento no país. Diversos fatores explicam esse aumento nas vendas, mas, paralelamente, as dúvidas dos consumidores também se intensificam à medida que decidem adquirir ou já utilizam um carro elétrico.
Nesse artigo, trouxemos a você as principais dúvidas sobre o tema, como funcionamento do veículo, manutenção e algumas curiosidades.
Escolher um automóvel elétrico, seja para uso pessoal ou profissional, geralmente traz dúvidas sobre a maneira ideal de carregar sua bateria. Nesta série de três vídeos, queremos esclarecer as principais questões que possam surgir.
Como funcionam os Carros Elétricos?
Nos veículos elétricos, a bateria de tração é, normalmente, o componente mais caro. Para alimentar o motor elétrico, ela deve conter o maior número possível de células, mantendo um volume e peso reduzidos para não comprometer a autonomia do veículo.
As baterias são submetidas ao maior desgaste durante o uso do veículo elétrico. Elas fornecem energia instantânea ao motor, especialmente em arrancadas, acelerações e na manutenção da velocidade. Embora parte da energia possa ser recuperada com a frenagem regenerativa, o uso constante da bateria exige carregamentos frequentes.
Dessa forma, os fabricantes estimam que uma bateria pode durar entre 8 a 10 anos, podem em alguns casos se estender em até 20 anos.
A bateria do carro pode viciar?
Assim como as baterias de celulares, para prolongar a vida útil da bateria do veículo elétrico, é aconselhável evitar carregamentos rápidos em uma base diária e consecutiva, pois isso pode reduzir sua capacidade e desempenho a curto prazo.
Outra dica para prolongar a vida da bateria é deixar a bateria do veículo entre os 80% e 10%, nem com carga máxima, nem “na reserva”.
Carros elétricos estão livres de rodízio?
Você sabia que em cidades como São Paulo, veículos eletrificados têm a vantagem de poder circular em qualquer dia da semana, sem restrições relacionadas ao rodízio de placas?
Como ficam os elétricos em dias de chuva e nas enchentes?
A maioria dos veículos elétricos é resistente à água e pode até ser submersa sem causar danos à bateria. Os motores dos carros elétricos costumam ter uma blindagem permitindo contato com água sem problemas na maioria das situações. Além disso, existe um revestimento nas baterias com materiais de alta vedação.
Além disso, os carros elétricos são desenvolvidos para suportar condições climáticas extremas, como enchentes e frio intenso. Essa é a teoria, porém, não é aconselhável atravessar uma enchente.
Frota atual dos Carros Elétricos no Brasil
Por fim, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), há 78.000 veículos elétricos circulando pelas ruas do país, dos quais 40.601 são veículos elétricos leves ou automóveis de passeio. De acordo com as projeções da Anfavea, esse número deverá ultrapassar 100.000 até janeiro de 2025.
Leia também