Apesar da semelhante descrição, os níveis de blindagem 3 e 3A, ou III e III-A são bastante distintos.
Não só quanto à resistência balística, mas também quanto à forma de aplicação da blindagem ao veículo e o tipo de tecnologia empregada.
Enquanto a blindagem de nível 3A resiste a projéteis de armas de fogo do tipo Magnum .44, a blindagem nível 3 resiste até a projéteis de alguns tipos de fuzis como M16, AR15, AK47 e FAL 7.62.
As diferenças não ficam só por aí. Basicamente a blindagem de nível 3a emprega aço e fibra de aramida como componentes que promovem a resistência balística.
Já a blindagem de nível 3 utiliza basicamente aço com cerca de 6mm de espessura em todo as partes chamadas de opacas, que são aquelas aplicadas á carroceria.
Os vidros utilizados em uma blindagem tradicional, de nível 3a, possui cerca de 19mm a 21mm de espessura, já os vidros da blindagem nível 3 alcançam cerca de 42mm.
Com peso agregado muito maior, o nível 3 não pode ser aplicado em qualquer veículo, pois o conjunto carroceria e motor, devem suportar tal acréscimo.
Naturalmente as portas no nível 3 ficam muito mais pesadas, exigindo muitos cuidados no manuseio e na grande maioria das vezes os vidros perdem a sua funcionalidade.
Leia também – Vai blindar o carro e quer saber sobre blindagem automotiva?
Diante destas características já podemos afirmar que os melhores tipos de carroceria para receber a aplicação da blindagem nível 3 seriam os modelos pickups.
Veículos com carroceria do tipo pickup, além de não possuírem tampa do porta-malas, contam com menor área de carroceria a ser protegida.
Estes modelos também são preparados para o transporte de carga e por isso, naturalmente contam com suspensão muito mais robusta.
Enfim, os modelos com carroceria tipo pickup se mostra bastante adequados a receberem o nível 3.
Em relação à obtenção da autorização de blindagem junto ao Exército Brasileiro, desde a última portaria publicada, para ambos os níveis o procedimento adotado é o mesmo.
Enfim, se necessitar de maiores esclarecimentos, não hesite em nos contatar!